
Confesso que quando eu estava grávida eu tinha um medo tremendo de não conseguir cuidar dos dois sozinha. Tantas situações me passavam pela cabeça. Tendo apenas uma filha pequena dependente de mim já era tão corrido e as vezes complicado, como seria com dois pequenos e dependentes da mamãe aqui? [ O papai aqui ajuda muito, mas ele trabalha fora e o dia a dia durante a semana é só comigo mesmo]
Mudanças geralmente nos tiram de nossa zona de conforto. Ter um filho é uma mudança drástica na vida de uma mulher nesse sentido. É romper com tudo o que você vivia até então única e exclusivamente por você e passar a viver por outro serzinho que você ama mais do que a você mesma. Um serzinho que precisa de você para absolutamente tudo, um serzinho que chora sem te dar pistas do que está se passando, um serzinho que não dorme, que se alimenta em você, que só quer colo, que não te dá tempo de tomar um banho digno ou sentar para almoçar decentemente, a não ser que você tenha ajuda de terceiros… enfim… Uma série de adaptações nada fáceis pelas quais passamos juntamente com a mudança de hormônios e com o que podemos considerar sim o momento mais maravilhoso na vida de uma mulher.
E já tendo vivido isso com a Elisa eu tentava me preparar para o momento mais punk da minha vida! [ Eu não passei isso com o Bê porque quando ele nasceu o que eu mais tive na vida foi ajuda ]. Como eu faria se ela precisasse ir ao banheiro quando eu estivesse amamentando? Como eu faria para dar comida a ela respeitando seus horários se estivesse cuidando do menor com cólicas? Como eu tomaria banho, já que eu não tinha com quem deixar os pequenos? Como eu saíria sozinha com os dois? Tudo isso latejava em minha cabeça a procura de respostas. Consultei muitas amigas mães que admiro muito, que viviam a experiência de ter duas crianças de idades próximas sem ajuda de empregada, família ou babá… E cada uma delas me inspirou em algum aspecto me mostrando que é possível!
O fato é que a necessidade nos faz mais fortes e mais capazes inevitavelmente. Me vejo hoje fazendo coisas que eu jamais imaginei conseguir. Nada extraordinário, mas que ao meu ver eram coisas que eu não conseguiria fazer. Minha rotina é corrida e preciso ser rigorosa com os horários para respeitar as necessidades de cada um dos meus filhos. Eu faço muitas coisas em horários nada convencionais, como por exemplo o almoço do outro dia ou as unhas tarde da noite. Faço 99% das coisas com uma mão só e o Igor no colo, inclusive almoçar e arrumar a Elisa para ir para escola nessas horas tinha uma vontade de ser um polvo. Tenho poucas horas de sono por noite mas aguento bem o tranco. Eu saio com os dois sozinha desde quando o Igor fez 1 mês. Faço compras, levo na natação, levo na escola, na pediatra, vou ao clube no meio da semana, dou banho de sol, cuido de mim quando dá e das coisas da casa [ tenho uma faxineira que me ajuda e ela passa a roupa, porque também ninguém é de ferro né?]. Ah!!! E ainda escrevo no blog! Rá!!!
O que me ajudou muito:
- Fazer com que o Igor se adaptasse aos horários rotineiros da Elisa e da casa, sem desrespeitar suas necessidades.
- Hora do banho e hora do sono é a mesma para os dois. Igor na banheira e Elisa no chuveiro. O sono sempre deitamos os três na minha cama, depois saio distribuindo cada um em seu devido lugar.
- Encarreguei Elisa de ser minha ajudante, assim ela se sente importante e participa de tudo conosco. Ela sabe acalmar o irmão, distraí-lo e brinca com ele com muito carinho.
- Jogos, papel, lápis de cor e filminhos são grandes aliados na hora de cuidar do menor [porém sempre utilizo essas ferramentas estando próxima a minha menina. Não gosto de não dar atenção a nenhum deles]
- Sempre me lembrar que a Elisa também é apenas um bebê…
O que aprendi:
- Ao sair de carro sozinha com os dois sempre desço o carrinho primeiro, depois o Igor e por ultimo a Elisa, para evitar que ela se distancie de mim enquanto tiro as tralhas e o pequeno do carro.
- Organizo o máximo de coisas possível enquanto eles dormem.
- Sempre tenho a malinha da natação semi-pronta e a bolsa de passeio também.
- Tento estar sempre um pouco a frente do tempo, imaginando situações possíveis de acontecer e me precavendo.
- As coisas que fazemos os três juntos funcionam muito melhor.
- Cada dia é um dia. Existem aqueles em que tudo dá certo e aqueles em que nada dá certo.
- Reclamar é apenas desgastante e não ajuda em nada (e olha que a pessoa que vos escreve aqui era a rainha das reclamações).
- A pressa é inimiga da perfeição.
- Desfrutar cada momento mesmo que cansada… Os filhos crescem e a saudade fica… Tudo isso vai passar…
- Mesmo que ninguém valorize o meu esforço eu me valorizo antes de tudo porque me sinto produtiva e investindo meu tempo em algo realmente importante: a vida dos meus filhos.
- Nervosismo é contagioso… um mau dia para um significa um mau dia para todos.
- Leveza é a alma do negócio! Felicidade muitas vezes bloqueia o cansaço.
O que nunca é dito:
- Muitas vezes me sinto solitária no meio dessa rotina corrida.
- Não deixei de ter vontade das coisas, apenas compreendo que esta é só uma fase e há tempo para todas as coisas.
- Eu também perco as estribeiras quando as coisas não vão bem. Sou HUMANA!!!
- Algumas vezes eu não sei como agir.
- Quebrar certos paradigmas é fundamental.
- Eu choro de cansaço no meu travesseiro mas não permito que ele me bloqueie.
Fácil? Não. Ninguém disse que seria, mas é possível! Sem glamour, sem salto, nem rímel mas imensamente feliz!
Sei que, assim como eu, muitas mamães tem dúvidas em relação a rotina e como fazer com dois filhos pequenos. Fiquem a vontade para escrever suas dúvidas nos comentários que terei o maior prazer em responder como faço por aqui!

23 comments
Meu bem !!!!!Parabéns por essa força ,não tem como não valorizar seu esforço para ser uma boa mãe.Que bom que mesmo tendo pouco tempo para você a felicidade toma conta do seu ser e inspira pessoas como eu que tenho um alinda menina a ter coragem de ter mais um filho Deus que te dê mais força ainda e proteja a sua família.um grande beijo !
carol http://www.aprendendoasermar.blogspot.com.br
olá! Minha rotina é bem parecida com a sua que descreveu aqui…vinha e venho perdendo as estribeiras muito e depois me dói o caração porque o maior (2a 8m) não tem culpa de nada é super companheiro ( menor tem 4m). Então descobri que eu estava doente, desfalcada de vitaminas e etc, estou iniciando o tratamento. Fico louca vendo as coisas por fazer porque não tive pique e fiquei prostrada ou não aguentei entrar madrugada adentro para fazer algo já que a cama me chamava urgentemente já que sou dorminhoca e aina estou fraca…fora as acordadas para mamar…kkkkk é assim…tudo por eles, vai passar, vai melhorar.
obs.: a dica de deixar o mais velho para sair do carro por último e entrar primeiro e fundamental, há sustos que podem ser economizados com isso.
beijos a todas!
Maria Paz
Tenho um filho de 3 e uma de 1 e2m. Senti e pensei tudo o q vc descreveu, mas o mais difícil foi aguentar comentários desagradaveis. Pessoas que des mostravam ter dó do meu filho mais velho achando q eu não iria dar conta… Ao invés de ajudar só reparavam… Passei por mtas tristezas não por meus filhos, mas simplesmente por estes tipo de comentários qq ao invés de quererem dar força faziam me sentir culpada… Acabei me distanciando para q pudesse ter força… Pq dói mto saber q essas pessoas ainda acham q estão com a razão de agirem desta forma….
Nem me fale. estou passando o mesmo drama, só que um tem 1a11m e outro 11m, simplesmente 1 ano e cinco dias de diferença. Além de tudo trabalho fora o dia inteiro. As vezes nem eu sei como dou conta e ainda aparecem pessoas da própria família pra lhe deixar no chao, lhe fazer sentir culpada. algumas até ajudam, mas em troca quer tomar conta do controle da minha vida. mas, pelos meus filhos e pelo meu sonho realizado de ser mãe, choro baixinho no travesseiro e acordo 5h todo dia pra mais uma jornada, pra mais uma etapa. firme de que, se eu não curtir cada momento e me deixar abalar por tudo isso, meus filhos vão crescer e eu vou sentir a falta do tempo que perdi me depreciando por conta de outras pessoas.
Tenho uma filha de 1 ano e 2 meses e no fim do mês ganho meu menino! Já me peguei em pânico só em pensar como vou fazer para cuidar dos dois, da casa, do marido e ainda trabalhar fora. Sei que no fim tudo dará certo, mas dá um desespero danado! Seu texto me acalmou mais e vou tentar seguir algumas dicas que vc passou. Bjão.
tenho um filho de 2 anos e agora descobri que estou gravida, estava desesperanda com medo de nao consegui,confesso que ainda estou mais dps que lii esse texto e os comentarios das meninas me deixo mais tranquila . eu creio que tudo vai dar certo, basta de ter FÉ e FORÇA .. … beijoos
Olá ! Tenho um filho de 1 ano e 8 meses . Minha gravidez dele foi bem complicada, não com ele, mas comigo . Engordei 17 kg, tive estrias até não querer mais, a partir do 6º mes de gestação o nervo da minha coluna inflamou e tinha dias que eu simplesmente caia no choro no meu serviço. Fui afastada do trabalho com 34 semanas de gestação, pois estava muito inchada, e mal conseguia me levantar por conta da coluna. A partir daí eu já não dormia mais. Mas mesmo com tudo, eu sentia uma alegria tão grande em ser mãe ! Meu meninão era saudavel, e eu me orgulhava muito disso, dia 18/10/2013 com 39 semanas e 5 dias o Mateus veio ao mundo, lindo, grane, cabeludo, bochechudo ! 50 cm e 3.529kg, 18 horas de trabalho de parto, parto normal, com pontos que nem mesmo a médica contou, de tantos que foram ! Eu e meu marido choramos de alegria ! O fruto do nosso amor acabara de nascer ! Foram exatos 3 meses de cólicas dia e noite, desespero, cansaço, mal conseguia ir ao banheiro para fazer xixi. Mas toda vez que eu chorava, que eu me desesperava, eu olhava pra ele, e passava, ele era meu, meu presente de Deus. Era tão sorridente, comunicativo. Logo voltei a trabalhar, mas graças a Deus tive a ajuda da minha mãe pra ficar com ele ! Aos 9 meses ele já andou, e aos 10 ele corria (imagina só como é danado!), hoje ele simplesmente é a alegria da casa, carinhoso, amigo, companheiro, danado, brincalhão, independente, birrento, rs. Trabalho durante o dia, e a noite fico sozinha com ele, arrumo a casa, cuido da cachorra, e ainda faço janta para quando meu marido chegar da faculdade ! Não tenho faxineira, de sabado meu marido me ajuda muuuito a arrumar a casa enquanto lavo e passo roupa, e a minha querida Peppa Pig me ajuda e muuuito com o Mateus, hahaha. A 3 semanas parei novamente de tomar minha pilula, quero ter filhos com pouca diferença de idade ! Acho que muita diferença não conseguirei ser completa pra nenhum, pois enquanto um esta aprendendo a andar de bicicleta, o outro esta tomando mamadeira (Nada contra quem tem com diferença de idades, essa é minha opinião sobre eu mesma, rs). De uns dias pra ca o Mateus deu pra acordar chorando de madrugada, não entendo muto bem o pq, mas vou abraço, dou mamadeira, e ele para. Fiquei com medo de engravidar de novo por esse motivo, mas quando li seu post vi que não devo desistir, afinal, foi dificil com o Mateus, será dificil com o próximo, mas o amor compensa tudo ! Parabéns !
Parabéns pelo seu post! Vida de mãe com criança pequena é assim mesmo! É muito cansativo, como você escreveu, mas recompensador, não medimos esforços. Muito bom compartilhar a nossa realidade, pois assim, não nos sentimos sozinhas. Grande abraço!
Estou vivendo um momento assim minha filha tem 2 anos e estou grávida de 24 semanas, estamos mto felizes afinal vamos ganhar um meninao, mas ñ tenho ajuda meu marido trabalha a semana inteira e só pode me ajudar final de semana, com minha primeira filha foi mto difícil pois ela ñ dormia a nte até 1 ano de idade, engravidei novamente tomando remédio, fiquei e ainda fico mto assustada pensando como vai ser passar por tudo de novo sendo q da primeira vez ja foi. Mto complicado e agora q ja tenho uma pequena será mas difícil ainda, através desse texto me senti mas calma, porq vc acaba vendo q ñ é só vc q passou ou vai passar por momentos como esse, como vc disse esses momentos vão passar e sentiremos das de qdo eles leram pequenos então o melhor a fazer é curtir e ter mta paciência pois afinal o pequenos são presentes de Deus para nós!!!!
Bom eu tenho uma filha de 2 e 5 meses e estou gravida dde cinco meses confesso que o desespero ta muito msm meu emocional está muito abalo tmb pq alias eu ja tenho um bebe em kasa agora são dois.. enfim seu depoimento me ajudou muito msm.. sei que nao vai ser fácil ainda mais que trabalho fora dona de casa mais xreio que vai dar tudo certo tenho fé em Deus
Vc disse tudo!!!! Simplesmente fiquei emocionada…é tudo o que eu vivo no dia a dia…o seu texto me confortou…. Parabéns.
Por favor, todo mundo precisa ler este
Algum tempo coisas que você não acredita que pode apenas acontecer.
Meu nome é Sra graça tessy tenho 29 anos de idade em que me casei
com a idade de 26 i têm apenas um filho e eu vivia feliz .Após três
ano do meu casamento meu comportamento marido se tornou tão estranho e eu não
realmente entender o que estava acontecendo, ele embalado para fora da casa para outra
mulher que eu amo-o tanto que eu nunca sonho de perdê-lo, eu tento o meu
melhor possível para ter certeza de que o meu marido voltar para mim, mas todos sem
adiantou eu choro e choro busca de ajuda discuti-lo com o meu melhor amigo
e ela prometer me ajudar de um lançador de magias espiritual chamada solução dr, ele
é um grande homem e um homem real que pode ser confiável e não há nada
sobre questões de amor que ele não pode fazer isso é por isso que eles chamam de grande
médico. Entrei em contato com o seu endereço de e-mail para (
drsolution1@hotmail.com) E eu disse-lhe tudo o que
acontecer tudo o que ele me disse é que eu não deveria preocupar-se que todos os meus problemas vão
ser resolvido imediatamente. Ele me disse o que fazer para obter o meu marido de volta e eu
fez, ele disse depois de 3 dias meu marido vai voltar para mim e início
implorando, isso realmente acontecer eu fiquei muito surpresa e muito, muito feliz nossa
relacionamento é muito apertado e que ambos vivem felizes novamente.
Então, meus amigos, se você tiver quaisquer problemas e você precisar da ajuda de um feitiço verdadeiro
caster por favor, tente entrar em contato com esse mesmo endereço de e-mail (
drsolution1@hotmail.com
HE corrigir esses problemas que se segue para ALL
Em todo o mundo ON:
1. Começar seu amante ou marido de volta
2. prova de balas Espiritual
3. Formação
feitiço 4. Dinheiro
5. feitiço longa vida
6. Prosperidade feitiço
feitiço 7. Protecção
8. Obter um feitiço trabalho
9. Tornando-se um feitiço gerente
10. Obter um enorme empréstimo sem pagar qualquer taxa de feitiço
11. Obter seu dinheiro de volta golpe
feitiço 12. Criança
feitiço 13. Gravidez
feitiço 14. Liberdade
15. Love Spell
16, feitiço de desaparecimento
17. feitiço humana invisível
18. O sucesso ou o feitiço passe
feitiço 19. Casamento
20. feitiço Avenging
feitiço 21. popularidade
feitiço 22. Killing
23. Cancer soletrar ECT
drsolution1@hotmail.com e
você também pode visitar o seu website,
http://drsolution.yolasite.com/
Oi estou na fase inicial desse processo tenho a Joanna de 1 ano e 6 meses e o Caleb de 17 dias.
Confesso que estou surtando.
Os primeiros dias tive ajuda da minha mãe mais como ela mora longe e tive que voltar pra casa fiquei só pra cuidar de dois.
Meu esposa trabalha a tarde e parte da noite então nas principais horas fico sozinha com eles
O menor e mais calmo mama e dorme já a Joanna e muito ciumenta e extremamente apegada
Chora faz birra e confesso que na maioria das vezes perco a paciência
Pra mim tá sendo difícil cuidar dos dois dos afazeres do marido
Ainda não consegui estabelecer uma rotina
E sinto que perco momentos com minha filha que não do atenção que reclamo muito
Tô surtando
Mais os amo incondicionalmente.
E parabéns pelo texto lindo
Oi estou na fase inicial desse processo tenho a Joanna de 1 ano e 6 meses e o Caleb de 17 dias.
Confesso que estou surtando.
Os primeiros dias tive ajuda da minha mãe mais como ela mora longe e tive que voltar pra casa fiquei só pra cuidar de dois.
Meu esposa trabalha a tarde e parte da noite então nas principais horas fico sozinha com eles
O menor e mais calmo mama e dorme já a Joanna e muito ciumenta e extremamente apegada
Chora faz birra e confesso que na maioria das vezes perco a paciência
Pra mim tá sendo difícil cuidar dos dois dos afazeres do marido
Ainda não consegui estabelecer uma rotina
E sinto que perco momentos com minha filha que não do atenção que reclamo muito
Tô surtando
Mais os amo incondicionalmente.
E parabéns pelo texto lindo
Fenomenal! Parabéns, e acima de tudo, obrigada! Seu texto é de muita inspiração, motivação e alívio!
Elaine 23 de agosto 2016
Engraçado desde qua Ana sophia nasceu,hj foi o primeiro dia q consigo dormir às 23 hrs .Pois ela adormeceu,minha vida mudou d+pois ela nasceu após 17 anos da mais nova e 23 da mais velha,tudo fugiu do controle , imagine,mas sou feliz com minhas filhas,porem a unha do dia e a dar pra hj e assim vai.Deve me perguntar mas a a ajuda das outras,pois e a mais velha vai casar ta noiva , faculdade tempo zero e a do meio ,minha real ajudadora mas é estudante,e meu marido ajuda bastante,mas trabalha ,mas vou seguindo e nada pode passar despercebido,cada minuto tem que ser aproveitado.
Elaine 23 de agosto 2016
Engraçado desde qua Ana sophia nasceu,hj foi o primeiro dia q consigo dormir às 23 hrs .Pois ela adormeceu,minha vida mudou d+pois ela nasceu após 17 anos da mais nova e 23 da mais velha,tudo fugiu do controle , imagine,mas sou feliz com minhas filhas,porem a unha do dia e a dar pra hj e assim vai.Deve me perguntar mas a a ajuda das outras,pois e a mais velha vai casar ta noiva , faculdade tempo zero e a do meio ,minha real ajudadora mas é estudante,e meu marido ajuda bastante,mas trabalha ,mas vou seguindo e nada pode passar despercebido,cada minuto tem que ser aproveitado.
Oi mamãe me chamo Fernanda e tenho 21 anos, e estava muito nervosa e em pânico ao mesmo tempo, e comecei a pesquisar aqui na NET e me deparei com esse blog e esse texto maravilhoso ??? realmente você é uma guerreira. Enfim… Tenho o Luiz Fernando de apenas doía anos e dois meses,, e adivinha? Dois meses de atraso menstruação, ânsia de vomito, dores nos seios, e desejos de comer as coisas,, fiz o teste da farmácia para poder amenizar minha ansiedade, e ate porque o laboratório esta fechado hoje.. E o teste deu positivo,, pretento e quero fazer o de sangue, mais já tenho plena certezaaa, e sabe quando parecem que puxaram o seu tapete? Então…
Amei!!!
Leticia
https://www.pequetuxo.com.br/marcas/munchkin.html
mas e a sua coluna? vc se recuperou? espero que sim! linda história de vida, obrigada por compartilhar! marcela
ola meu nome e camila tenho 27 anos e tenho 3 filhos homens sendo que um deles e especial de imperatividade ele tem 8 anos e ele agita muitos os irmão que tem 3 anos e outro de 1ano e 10 mês eu nao sei o que fazer pra controlar ESSA cituação pois ele Agita muito as outras crianças
Estou nessa mesma situação
Tenho uma filha de 2 anos e 6 meses
E estou em casa com meu RN de 3 dias
Ainda com os pontos da césarea , nossa como esta sendo difícil, choro várias vezes por dia , estou com minha mãe em casa me ajudando fazendo comida , ajudando com bebé com a mais velha , eu acredito que piorar não tem como, quando eu retirar os pontos passar o resguardo terei mais autonomia mas esses dias estão sendo exaustivos, traumatizantes.
Eu choro porque brigo com minha filha
Choro porque o leite está empedrando
Choro se deixo ela com a avó e choro quando está em casa sendo teimosa e birrenta
Sei que vai passar e uma fase longa mas vai passar.
E uma sensação muito doida, ao mesmo de um amor imenso quando estou com meus filhos os dois ao meu lado, já imagino a gente daqui uns meses, 1 ano sei que vai estar tudo muito melhor,que um dia vou olhar pra traz e lembrar de tudo isso que estou passando e será só uma lembrança de uma fase que foi muito difícil, que está sendo , mas que eu escolhi viver , e que lá no fundo eu sei que foi a melhor escolha que eu fiz. Eu sou forte, já já virao momentos mais difíceis eu sei.
Que estarei sózinha com minha nova rotina , me consola que estarei sem esses pontos horríveis, esua barriga inchada, os seios doendo tudo isso piora ainda mais pois me tira a liberdade a autonomia.
Pra acabar eu sei que vai passar, eu queria que fosse mais fácil sem choro sem birra sem dor , mas se fosse assim eu estaria aqui agora na minha cama sem meus filhos , sem meu marido, sem minha vida, estaria apenas eu e um tempo infinito de nada pra fazer.
Te amo Maria Luiza e Mateus
Tenha paciência com a mamãe
Eu sei que posso ser melhor
E tentarei ser todos os dias
Estou assim tbm completamente perdida desde que ganhei ana Letícia que hoje tem 1 ano e 3 mês minha pequena Beatriz não para de me deixar louca,
Antes bia era um amor quando descido engravidar achei que iria ser moleza pois ela não dava trabalho mais o ciúmes esta deixando ela muito chorona faladeira não sei oque fazer , minha mae fala que eu desprezo a mais velha que só dou atenção na mais nova mais eu quero dar o mesmo carinho pra ana que dei pra bia que tem 4 anos não consigo ver a ana chora que logo penso foi a bia que fez to paranóica quando fico muito cansada da vontade de sumi mais não e isso que quero , não vejo a hora da ana crescer pras duas brincarem sem eu me preocupa se a bia vai machuca a ana ou ana vai cair ou engasgar sabe não consigo dar banho nas duas ao mesmo tempo to tao cansada estressada não sei oque fazer bjs a todas