Já contei aqui que Elisa começou com as papinhas salgadas e as frutinhas. Depois disso, várias pessoas me perguntaram como ficou a amamentação. Então, vamos lá…
Tenho oferecido os novos alimentos de forma muito lenta. Tudo natural, fresquinho e feito na hora com o maior carinho. Mesmo Elisa adorando, vou devagar com o andor. A prioridade é a amamentação. Sendo assim, seu almocinho e suas frutinhas são dados no intervalo das mamadas sem nenhum tipo de rigidez, inclusive com horários.
Estamos ainda num processo introdutório, que iniciamos aos cinco meses e meio, apenas para ela conhecer novos sabores e texturas. Até então, Elisa mamou exclusivamente em mim. Não vou, nem quero discutir aqui essa questão da melhor fase para introduzir os alimentos. Cada pediatra e mãe tem sua conduta! 🙂
Minha pequena não reduziu em nada (ainda) o número de mamadas. Continua acordando duas vezes a noite para mamar e não mostrou nenhum desinteresse do seu “mamá”. Pelo contrário, meia hora depois dos “sólidos” lá vem ela pro meu lado puxando minha blusa e abrindo o bocão! Este é um momento só nosso que não pretendo mudar a não ser que minha pequena não queira mais mamar na mamãe dela.
O que mudou com as papinhas? Bom, o cocô agora está mais consistente, com cheiro bem mais forte e sua coloração varia de acordo com o que foi ingerido. Normal viu mamães de primeira viagem e tantas outras que já se esqueceram disso! Ah! Agora ofereço água para Elisa, coisa que descobri que ela gosta bastante.
Fora isso, mais nada mudou! A partir do sexto mês (que já está chegando) com certeza teremos novidades nesse processo!
Navegando na net encontrei um Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos que achei muito interessante e compartilho aqui com vocês.
Ah! Me contem como vocês estão fazendo ou fizeram com os pequenos de vocês! Eu adoro saber!
10 comments
Ai que delícia!!!! A Giovana começou com as frutinhas com 4 meses, mas ela já estava na mamadeira (aí a alimentação começa mais cedo), também acho que cada mamãe e pediatra tem o seu tempo e seus motivos.
Aos 5 meses ela começou com as papinhas salgadas, está adorando comer, só vendo, não nega nada de comida e frutas … hehehe, com isso diminuímos alguns mamás. Daqui a pouco podemos trocar uns receitas de papinhas delícias!!!
Beijinhos no coração
No começo a Maria tbém comia uma ou duas colheradas…rs…eu ficava nervosa…achando que ela naum ia comer de jeito nenhum…Agora come uma banana inteira…um pratão de sopa…ou um prato de feijão peneirado…tudinhooooo…rs…tbém faço suquinhos de maelancia ou laranja com tangerina…Só que não doi o peito né Sa…ela toma Nam com mucilom de 3 a 4X…BJOOOOO.
Olá querida, realmente esta fase de introdução de novos alimentos é divertida e ao mesmo tempo aflitiva..rsrs..explico..tinha uns medos quanto a reações e tal, mas fui muito pelo instinto e tem dado certo..também não apresentava todos os alimentos de uma vez, dois no máximo, por vez, assim ficaria fácil observar alguma reação..Tem dado certo e claro a bebê e mamãe agradece, mesmo que eu não amamente mais, ela não deixou de tomar o leitinho e comer as papinha..Super bjs , Elo
Eu concordo com vc. Essas coisas a gente vai fazendo bem lentamente, sem muita rigidez! Já passei dessa fase, mas foi uma das que mais gostei! Muita caretinha, sentindo os novos sabores e muiiita melequeira! hahahahaha
Beijão
Legal Sabrina,a sua filhota tem muita sorte de ter uma mãezona assim… parabéns.
O Pedro também já começou com algumas frutinhas e agua que ele adora, mas ainda não introduzi papinha de sal, não mudou em nada nas mamadas, na verdade ele quase nem come as frutas, basicamente experimenta, brinca com elas, descobre texturas e sabores, ele prefere chupar uma fruta em pedaço do que comer a fruta amaçadinha, sempre que se dá por satisfeito quer logo mamá, não gosta muito de sucos e como tudo é uma grande brincadeira, aos poucos ele vai se adaptar aos alimentos. Bjs O seu Blog é demias!!!
Eu dei de mamar até aos 8 meses, mais ou menos a cada um dos meus 2 filhotes. Começaram a comer "papas/comida" pelos 6 meses! Mas foi difícil convencê-los a gostarem de comida 😛
Vc é uma mãe fantástica Sabrina 🙂
beij♥ss
"Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"
Adorei seu blog, e já vou te seguir, olha aqui eu comecei com 6 meses, a Alice mamou exclusivo no peito também, comecei com uma frutinha de cada vez, amassadinha, suquinhos, ela nunca foi muito boa de comer frutas amassadas ela toma os suco,e depois que passei pro almoço fiz com muita calma, uma verdura de cada vez depois fui misturando e agora ela já come de quase tudo, faço sempre bem colorida, com um tipo de cada cereal, leguminosa, verdura, etc. …
nem sempre ela come bem, gosta mesmo de ficar grudada no peito… me estressei no começo, por ela não comer tão bem, só que eu tenho que respeitar o tempo dela, eu acho .. rsrs
Espero que sua filhota coma bem, e continue no peitinho por muito tempo!!! rsrs
Beijinhoos
Bruna no inicio ficou relutante aos novos sabores ,mais com jeitinho fui introduzindo os legumes ,frutas,carnes enfim.Ela não alterou em nada ,também,as mamadas hoje ela come de tudo um pouco e direitinho.
Um garnde beijo!
Saudades desse periodo de inicio das papinhas.
Por aqui o Renan além de está me sugando comer bem de tudo graças a Deus e nunca tive problemas com os alimentos.
beijinhos♥