Até quando irmãos devem dividir quarto?
Eu me lembro com carinho e saudades do tempo em que eu dividir quarto com meu irmão.
Nós morávamos em um apartamento de dois quartos e desde que ele nasceu foi meu companheiro de quarto.
Naquela época não se falava muito nessa coisa de decoração de quarto de menino e menina ou vai ver que era por nós não temos condições de fazer quarto cheio de fru-fru… Nosso quarto era colorido, cheio de brinquedos e dividíamos além de tudo o mesmo guarda-roupa.
Toda noite antes de dormir era uma farra. Mesmo com a luz apagada inventávamos um milhão de brincadeiras e ficávamos conversando até o sono chegar. Muitas vezes minha mãe vinha até o quarto nos chamar atenção. Com aquela fala de toda mãe: ” não quero ouvir mais nenhum piu”
E era nessa hora que as gargalhadas corriam soltas e a gente “piava” alto só para fazer graça.
Essas coisas fazem parte das minhas melhores lembranças da infância. Dividir o quarto com meu irmão me dava segurança, além de aumentar o nosso vínculo. E assim foi até os meus onze anos, quando nós mudamos para um apartamento um pouco maior.
Essa minha história, foi fundamental para tomar a decisão de dividir o quarto dos meus pequenos.
Como é aqui em casa
Quando Igor nasceu, eu já tinha a Elisa e o Bê. Como a diferença de idade entre o mais velho e o caçula é gigante, nada mais sensato que colocar o Igor para dividir o quarto com Elisa. Confesso que fiquei meio perdida com relação a decoração, já que, mãe depois de tantos anos novamente, fiz um quartinho cheio de firulas para minha pequena.
Veja como foi em Um quarto para dois
Mas isso não foi problema! Medimos e remedimos o quarto até fazer de um jeito que caberia os móveis dos dois. Fiz o cantinho do Igor com todo o amor e carinho, assim como quando Elisa nasceu.

Quartinho da Elisa e do Igor
Elisa amava ter o irmão bebê no quarto, se sentia participativa nos cuidados com o pequeno recém nascido. E mesmo os choros da noite nunca a acordaram. Eles foram crescendo e aprendendo a dividir espaço e isso sempre facilitou no estímulo de serem companheiros um do outro.
Ao sair do berço, Igor passou a dormir no bicama da Elisa. Isso as vezes me dava um sentimento de não estar fazendo por ele o mesmo que fiz para Elisa. Aquela velha história de mãe sempre se culpar por tudo.
Vale lembrar que por muito tempo praticamos aqui em casa a cama compartilhada.
Leia mais Cama compartilhada - Isso é bom ou ruim? Minha experiência;
Quando o Bê saiu de casa para estudar, tive a oportunidade de montar um quarto só para o Igor e deixar Elisa no que já era dela. Foi uma decisão que me fez pensar muito, mas queria que o Igor tivesse seu próprio quarto montadinho.
Ele ficou todo empolgado em ter um espaço só dele, me ajudou com a mudança das coisas e amou o fato de ter uma cama de verdade. Mas, o quarto só serviu de enfeite, ele só dormiu lá uma única vez. Não que ele tivesse medo de ficar sozinho ou se sentisse inseguro, ele queria mesmo era estar junto da irmã e ela também.
A escolha foi deles
Hoje temos montados em casa o quarto dele e o quarto dela. Mas eles preferem dormir juntos e eu continuo puxando o bicama toda noite para o Igor no quarto da Elisa.
Eles sempre tem algum assunto antes de dormir. Às vezes se deitam na mesma cama apenas para estar juntinho. Às vezes a brincadeira e a bagunça corre solta até eu entrar no quarto e dizer: ” não quero ouvir mais nenhum piu”…
Eu sempre morro de rir nessas noites. Pode até ser que eles passem do horário de dormir um pouquinho, mas estão ganhando lembranças que marcarão suas vidas. É ali, dividindo o mesmo quarto que eles compartilham segredos, brinquedos, espaço e experiências. Fortalecem a amizade e aprendem a dividir. Compartilhar um quarto também ensina as crianças como negociar, como chegar a um compromisso e como lidar com conflitos, que são capacidades importantes para se desenvolver.
Até quando irmãos devem dividir quarto?
Outro dia me perguntaram até quando irmãos devem dividir quarto. Eu particularmente acredito que lá na frente eles irão sentir a necessidade de ter um espaço só deles. Quando as crianças chegam à puberdade, ter um espaço que seja seu é ainda mais importante e é neste momento que os irmãos do sexo oposto normalmente pedem para ter seu próprio quarto, mas enquanto esse dia não chegar e eu ver que eles estão felizes, ficarão juntinhos.
Mas olha aí, vê se não é a melhor coisa do mundo acordar com essa cena!!!