Desejem-me sorte!! Hoje é a primeira noite que Elisa dormira sem fralda. Como assim?? Eu nunca comentei aqui, mas minha pequena ainda usa fraldas para dormir aos 3 anos e 4 meses. Seu desfralde diurno aconteceu de forma muito fácil e tranquila aos 2 anos e 2 meses (leia aqui: O desfralde da Elisa), porém ainda não fizemos o desfralde noturno.
Elisa vem me pedindo há semanas para eu não por mais a fralda nela, porém, eu percebo que ela ainda não tem a mínima consciência de que está com vontade de fazer xixi enquanto dorme e se faz nem acorda. Sua fraldinha sempre amanhece molhada. Então de uns dias pra cá eu deixava ela dormir sem fralda mas colocava assim que a levava para sua caminha.
De manhã, ao ver que eu havia colocado a fralda, ela sempre ficava frustrada. Essa noite resolvi dar um voto de confiança e peitar seu pedido. Conversamos bastante, ela fez xixi antes de deitar e dormiu feliz da vida.
Eu não tenho a mínima pretensão que ela acorde seca. Sei que este processo ainda vai demandar um pouco mais de tempo, por isso coloquei uma toalha dobrada em cima do colchão e forrei com um segundo lençol…
Em muitos casos o desfralde noturno é mais difícil mesmo… As vezes pode perdurar até os 5 anos e isso é normal. Eu não vou acordá-la no meio da noite para ir ao banheiro como sugerem algumas teorias. Conheço meu eleitorado e sei que isso não seria prático por aqui!
Já deixei um pijaminha a tira-colo no meu quarto porque se ela se molhar e se sentir desconfortável certamente vira para minha cama. Hora de encarar essa nova fase!!! Um dia de cada vez!!!
… no dia seguinte…
Ah gente! O tal do desfralde noturno rendeu uma noite e tanto viu?!?!
Então que a menininha dormiu feliz da vida sem fralda e lá pelas 3 da manhã, escuto um choramingo da bichinha. Vou até seu quarto e ela diz estar com medo do “barulho da coruja” (estava sonhando) e quando a pego ela está toda molhada.
Judiação! _ mamãe, desculpa, molhei minha calcinha. Vê se isso não é pra cortar o coração da gente?
Troquei minha bichinha e falei que não tinha problema nenhum e que tudo era uma questão de tempo… Mas na hora de colocar a fralda ela pediu mais uma vez: “por favor mamãe, eu não vou mais fazer xixi, não quero por a fraldinha”…
Então levei minha pequena ao banheiro e ela fez mais um xixi antes de voltar a dormir. Fomos pra minha cama, já que a dela estava ensopada e eu fiquei tranquila, certa de que ela já havia feito todo o xixi do mundo para uma noite. Mas…. Lá pelas 7 horas o Igor acordou e aproveitei para me certificar que estava tudo bem com a pequena e para a minha surpresa ela estava mais uma vez ensopada (e minha cama também)…
Mais uma vez troquei a pequena que envergonhada me pedia desculpas (gente, pra que isso, me explica?? Que dó ) e eu só tentando acolhê-la explicando que estava tudo bem…
Bom, no fim das contas conversamos muito (muito mesmo, porque convencer a filha da Sabrina não é tarefa fácil) e decidimos abortar essa operação por enquanto.
Eu percebo claramente que Elisa ainda não tem nenhuma consciência noturna com relação à vontade de urinar, então pra que forçar? Não tenho pressa nenhuma de que as coisas aconteçam. Quero apenas que minha filha esteja bem e segura para dar novos passos.
E assim, hoje, ela dormiu de fraldinha (reclamando, mas convencida) e fim… Daqui uns tempos tentamos novamente! Há tempo para todas as coisas! Algumas teorias podem enxergar isso como falta de pulso da minha parte em continuar tentando, ou que eu não enxergo o potencial da minha filha blá blá blá… Não me interessa! Não vivo de teorias, apenas sigo meu coração!!!!

1 comment
É isso aí. Disse tudo!!!