Elisa estava com o cabelinho bem comprido e resolvemos cortar. Nisso, aproveitei a deixa para conversarmos sobre doação! Creio ser de suma importância e de responsabilidade minha, transmitir certos valores para meus filhos, como solidariedade, amor ao próximo e generosidade. As crianças não nascem solidárias. A solidariedade se ensina às crianças através de muitas formas e em diferentes situações do cotidiano.
Minha pequena ficou imensamente feliz de saber que poderia de alguma forma ajudar outras crianças e o resultado do corte não poderia ter ficado mais lindo!!
Dez conselhos para ensinar a solidariedade às crianças:
1 – A solidariedade deve ser ensinada e transmitida às crianças, sobretudo através do exemplo. Os pais devem exercitar a solidariedade entre eles, com seus filhos, vizinhos, amigos e outros familiares. É o exercício que mais incentiva a interiorização dos valores nas crianças.
2 – É necessário que os pais ensinem as crianças a se colocarem no lugar do outro, e isso pode começar por eles mesmos. A partir dos 2 anos de idade, as crianças já começam a ter mais consciência do outro, de condutas como compartilhar, ajudar, colaborar, etc. Esse é um bom momento para começar.
3 – Ser solidário deve ser uma regra, como as demais normas de educação.
4 – É muito importante a comunicação entre pais e filhos. A comunicação incentiva a confiança das crianças ao ensino e à transmissão de valores dos seus pais.
5 – É recomendável que os pais falem aos seus filhos do que está bem e do que está ruim, como também do que eles poderiam fazer para colaborar, ajudar ou cooperar.
6 – Uma educação permissiva ou autoritária não é um canal ideal para a transmissão de valores. Para promover valores sociais como a solidariedade, é necessário que a criança receba uma educação mais democrática, em um ambiente afetivo e comunicativo positivos, que a criança também tenha liberdade para se expressar.
7 – Comentar algumas situações com os filhos ou acontecimentos que reforcem a importância da solidariedade e do que essa atitude gerou em quem recebeu esse valor, ajudará a criança a entender que tanto quem é solidário como quem recebe solidariedade são presenteados.
8 – Na escola, deve-se trabalhar a empatia nas crianças, ou seja, o despertar da preocupação pelos demais. Que ajudem aos pequenos a levar a mochila, que compartilhem material escolar com aqueles que tenham esquecido e que se preocupem com algum companheiro que esteja doente…
9 – A solidariedade é altruísmo que se aprende e se consolida com a prática e o exercício.
10 – Incentiva-se a solidariedade combatendo gestos, atitudes e comportamentos egoístas, cômodas e intolerantes das crianças.
Fonte: Guiainfantil.com
Vai cortar os cabelos? Saiba como doar os fios para instituições que atendem a pacientes com câncer
Quem pensa em cortar bons centímetros do cabelo pode aproveitar para ajudar outras pessoas. A doação de fios é um assunto e beneficia uma série de instituições que os transformam em perucas para pacientes que perderam os cabelos durante o tratamento contra o câncer.
Apesar de algumas dúvidas sobre o assunto, a doção de cabelo é muito simples e pode ser feita em qualquer salão de cabeleireiro. Basta uns poucos cuidados na hora do corte para devolver beleza e autoconfiança a essas mulheres.
Veja o que fazer:
Antes de tudo
“É importante avisar o cabeleireiro que deseja doar os fios, pois é necessário cortar o cabelo já com um elástico e o cabelo precisa estar limpo e seco”, explica Danyla Boróbia, da ONG Cabelegria.
O comprimento
A mecha a ser doada deve ter no mínimo de 10 a 20 centímetros, dependendo de cada instituição. “O melhor é entrar em contato com a ONG que escolheu e solicitar todas as informações”, explica Danyla.
Pode ter química?
O cabelo doado pode sim ter química ou ser tingido.
Na hora de cortar
Amarre o cabelo com um elástico bem preso para garantir que os fios não se soltem e corte um dedo acima do elástico. É importante que o cabelo esteja completamente seco, já que pode mofar se estiver molhado ou úmido.
Para enviar
As instituições recomendam colocar a mecha em um plástico fechado antes de colocar no envelope, para evitar que caia algum fio durante o envio.
Na internet você pode encontrar de acordo com sua região!