Esses dias para trás viralizou na internet um vídeo de uma mãe com seu bebê fazendo a limpeza do nariz com jato soro fisiológico na seringa.
O ato consiste em aplicar 10 ml de soro fisiológico em cada narina do bebê em forma de jato, de maneira que entra por uma narina e sái pela outra, lavando abundantemente o nariz. A quantidade de secreção que sái das narinas é impressionante.
Normalmente os bebês não conseguem assoar o nariz e o método aparentemente inofensivo, já que o bebê não demonstra o mínimo incomodo com isso, e super “eficaz” atraiu a atenção de milhares de mamães.
Logo após o “boom” do primeiro vídeo, várias outras mães gravaram videos similares e jogaram na rede, mostrando com a lavagem do nariz com jato de soro fisiológico faz milagres!
Eu testei a limpeza do nariz com jato soro fisiológico
Confesso que eu fui uma das milhares de mães que seduzidas pela possibilidade de “arrancar com as mãos” toda a catarreira dos pequenos, repetiram o método em casa com os filhos.
A chegada do outono e as mudanças climáticas judiam muito das crianças e aqui em casa não é diferente.
Vinhamos de 15 dias seguidos de resfriado, tosse carregada, sinusite, noites sem dormir e muita, muita secreção por aqui. Igor foi o mais afetado, talvez por ainda não conseguir assoar o nariz direitinho.
Eu sempre usei o soro fisiológico aqui para limpeza do nariz das crianças, porém nunca na seringa. Lavo com frequência as narinas dos meus pequenos usando conta gotas. Mas resolvi tentar a tal seringa.
Foi como mágica!
O jato de soro fisiológico entra de um lado e esguicha do outro trazendo com ele a secreção que estava presa. Achei fantástico e repeti o procedimento por mais algumas vezes durante o dia.
O tiro saiu pela culatra
Isso foi na sexta feira. Meu pequeno demonstrou uma visível melhora na respiração que estava totalmente congestionada e até na voz que estava fanha.
No sábado novamente fiz a limpeza do nariz com jato de soro fisiológico pela manhã. Igor passou o dia bem e a noite fomos numa festinha de aniversário.
Do nada, lá na festa, Igor começou a se queixar de forte dor de ouvido e ficou febril.
Fomos embora, mediquei o pequeno e fui ler a respeito de otite e acabei caindo em matérias sobre a tal limpeza do nariz com jato soro fisiológico e tudo apontava para a possibilidade da secreção ter sido “empurrada” para o ouvidinho dele.
“A infecção de ouvido mais comum em crianças é a otite média. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, alergias e infecções na garganta ou respiratórias. As bactérias ou vírus ascendem pela tuba auditiva e causam acúmulo de secreção dentro da orelha média provocando inflamação.” (fonte Guia do Bebê)
A otite, e sua possível causa, foi constatada posteriormente por nossa pediatra. E eu obviamente carreguei a culpa.
A Thais do blog Mamãe Tagarela passou pelo mesmo susto com o filho.
Limpeza do nariz com jato soro fisiológico de forma correta
Existe uma forma correta de se fazer a limpeza do nariz com jato soro fisiológico e isso não é falado em nenhum dos vídeos que bombaram na internet.
A lavagem deve ser feita de forma delicada. O correto é usar no máximo 5 ml de soro fisiológico em cada narina e empurrar devagar para não causar pressão e levar a secreção para o ouvido.
Outro ponto importante é que a cabecinha da criança deve estar posicionada para frente para evitar que a solução vá para o ouvido.
O mais recomendado é que antes de fazer qualquer tipo de procedimento você consulte seu médico.
Leia também O que as cores do catarro podem indicar