Hoje tem sido cada vez mais natural a mulher optar por engravidar após os 30 anos, e eu no auge dos meus 34 esperando o terceiro filho, me senti lisonjeada ao receber o convite do programa Manhã Total, apresentado pela querida Patrícia Caetano na TV Paranaíba, filiada da Record, para contar um pouquinho de minha história.
A primeira gravidez
A gravidez na adolescência veio na mesma intensidade vulcânica como tudo da adolescência. Pela falta de maturidade acredito que perdi muita coisa e pela mesma falta de maturidade também ganhei muita coisa. Muita ajuda. Tive meu filho na casa dos meus pais, cercada de cuidados e apoio por todos os lados. Ele por sua vez, ganhou amor multiplicado em tempo integral sendo um pouco filho de todo mundo. O amor dos avós e de uma mãe que apesar de menina daria a vida a qualquer momento por aquele serzinho que a fez crescer do dia para a noite. Não sofri com os desconfortos da gravidez. Minha disposição e respostas à todas as mudanças que eu estava passando correspondiam fielmente aos meus 17 anos.
Mãe após os 30
Muita coisa mudou em minha segunda gravidez. Por desconhecer na prática qualquer incômodo de estar grávida, sempre julgava “moleza” quando via alguém se queixando de cansaço, fraqueza, dores, peso… dentre outras coisas que fazem parte do pacote. Nem preciso dizer o quanto paguei minha língua né? A disposição dos 17 já não era mais a mesma aos 32 quando engravidei pela segunda vez. Trabalhando fora, tendo uma casa e meus filhos sob minha responsabilidade, sem ninguém para passar a mão na minha cabeça!
Em compensação, com mais maturidade pude enxergar a maternidade com outros olhos. Com mais paciência, com um pouco mais de sabedoria e com um pouco mais de poesia. Viver esses dois momentos me tornou quem eu sou. Me possibilitou crescer e tem me ajudado a tentar ser uma mãe melhor a cada dia. Aprendendo com os erros e buscando meus acertos.
Posso afirmar com todas as letras que ser mãe após os 30 tem sido recompensador. A experiência que ganhamos com a idade só traz benefícios a maternidade.
4 comments
amiga é isso mesmo nenhuma gestação é a mesma coisa
cada uma trás um aprendizado
trás uma descoberta
linda postagem
linda noite bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/
Ameeeei … esse sotaque mineiro delicioso, você a grávida mais linda e Elisa mais princesa impossível!!!!
Sabe um post que acho que seria muito legal, acho que não fez sobre isso, cuidados com os cabelos durante a gestação! Seu cabelo ficou nove meses impecável!
Beijos com carinho,
Te espero no Mamãe de Salto
Ahhhhhhhhhh…. como eu tenho orgulho dessa minha amiga! Adorei a sua participação. Com certeza uma gravidez nessa altura da vida deixa a gente com mais maturidade para agir e sentir.
Parabéns pela participação no programa, pelas conquista e principalmente pela linda família.
PS.: adorei a Elisa surgindo de trás da parede no começo da matéria. Uma graça.
bjo
Raquel
http://www.eudonadecasa.com.br
Oii Sabrina!
Eu também acredito que cada gestação trás um nova experiencia e muito amadurecimento, adorei sua postagem 🙂
Bjo Bjo