Mania feia a gente tem de comparar os filhos. O Bê parou de usar fraldas com um ano e meio e quando Elisa fez a mesma idade achei que estava na hora de começar o desfralde dela. Contei tudinho sobre este período aqui em “Desfrade, minhas tentativas frustradas”… O fato é que cada criança tem o seu tempo e Elisa por mais treinada que estivesse em sentar no seu troninho, não estava preparada psicologicamente para executar a missão! Quando aprendi a respeitar isso, desencanei e voltei ao uso das fraldas, porém sem nunca deixar de falar sobre o assunto, mostrando e incentivando o tão esperado “xixi na privadinha”.
Resolvi deixar o troninho dela no banheiro sempre a vista, mesmo que sem utilizá-lo. Sempre que eu ia usar o banheiro a oferecia para ir também. O tempo foi passando e aos 2 anos e 2 meses comecei a perceber algumas deixas da Elisa, que avisava depois que ela fazia xixi ou cocô e fui estimulando isso nela. Pedia para ela me contar quando quisesse fazer, mas na maioria das vezes ela falava já quando estava fazendo. Tudo bem! Já era um passo!
Sempre que eu ia dar banho na pequena, assim que tirava sua roupinha ela se dirigia ao ralinho do boxe e fazia xixi. Um belo dia ela me falou que queria fazer xixi na privada. Eu a coloquei e ela fez. A partir daí comecei a deixá-la de calcinha e oferecer de uma em uma hora para ir ao banheiro. Nos primeiros dias, eu a levava e ela não fazia, fazendo em seguida no chão e avisando (tadinha!!). Nunca dei bronca por causa disso. Para desfraldar uma criança os pais devem ter em mente que é um momento delicado e que exige muita (muuuuuuuuuuuuuita) paciência. Passamos uns três dias com escapes acontecendo é na maioria das vezes, em cima do meu tapete da sala!
Sem fralda e fazendo vários xixis a torta e a direita, Elisa começou a entender melhor o que acontecia e ao se sentir apertada perguntava: “eu tô de fraldinha?”. Essa era a hora de levá-la ao seu troninho!!
Todo o processo durou no máximo um mês até eu sentir segurança de sair com ela apenas de calcinha. Hoje, com dois anos e cinco meses, minha pequena ainda usa fraldas para dormir e elas continuam amanhecendo molhadas. Com relação a isso: tempo! Não estou com pressa!
O que eu aprendi
– dedique seu tempo a esta tarefa. Ninguém melhor do que você para auxiliar seu filho(a) com carinho nesta fase

3 comments
Que legal , gostei. O meu pequeno está nesse processo, ele vai ao troninho e lá canta, conversa sozinho, mas aibda nada de n.2. Paciência. ..qualquer hora saí também. Mas ainda faz na frauda.
Amiga, adorei o post e as dicas. Acho que o mais dificil mesmo é ter paciência e sensibilidade pra respeitar o tempo da criança. A gente sabe que a pressão "dos outros" é grande pra desfraldar, mas por aqui percebi antes que a Clara realmente não estava preparada. Daqui um tempo, tento de novo, vamos ver.
Beijos
Mari
http://www.caderninhodamamae.blogspot.com.br
Nossa muito interessante esse tema
e o seu relato
com certeza que tem que ter muita paciência
e força de vontade de papais e mamães
bjãoo