Logo que Elisa completou 6 meses entrei com ela em aulas de natação, estava tudo lindo, a pequena adorando, mas fizemos apenas 2 meses de aula. A pequena teve seu primeiro resfriado nesse período, o tempo esfriou e a mamãe aqui toda insegura resolveu suspender as aulinhas por um tempo.
A ideia era retornar assim que ela fizesse 1 aninho, o que não sei porque não aconteceu e apenas no inicio deste mês, a mamãe aqui fez nossa matricula novamente.
Fiquei imensamente feliz ao ver minha pequena se esbaldando na água. Foi como se ela nunca tivesse ficado um tempo parada. Sua evolução tem sido ótima. Elisa adora as aulas e é super participativa e faz todos os exercícios propostos, para orgulho total da mamãe coruja aqui! Sua “especialidade” é mergulhar num enorme “ti-bum” e fazer bolhas com a boquinha!
Tenho percebido, apesar do pouco tempo, como Elisa tem se desenvolvido em certos aspectos e atribuo isso às aulas. Ela está ainda mais sociável, tem respeitado mais limites, canta o tempo todo as musiquinhas que aprende nas aulas, está dormindo melhor e se alimentando melhor….
Por essas e outras, resolvi compartilhar aqui os benefícios da natação para bebês. Se você está a procura de uma atividade para seu pequeno, que tal experimentar?
Os benefícios da natação para bebês de 6 a 24 meses:
Desde a gestação, os bebês já estão adaptados ao meio líquido, onde são capazes de fazer movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância.
A natação é excelente para o melhor desenvolvimento da criança. Ela estimula o desenvolvimento físico, fortalecendo a musculatura, ajuda a formação cognitiva e afetivo-social da criança desenvolvendo sua personalidade e inteligência, além de trabalhar a lateralidade, o equilíbrio, a orientação espacial e coordenação motora ampla.
Como devem ser as aulas?
Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 02/03 anos de idade, dependendo da escola. Isso transmite segurança aos pequeninos, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e de prazer além de contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional do bebê.
A recreação aquática é tão fundamental que praticamente toda a aula deve ser ministrada de forma lúdica e recreativa, quer seja na forma de jogos cantados ou na iniciação dos fundamentos básicos, como o batimento de pernas e braços, ou mergulhos. Brincando, os bebês têm uma melhor assimilação dos exercícios, e o mais importante, aprendem a associar atividade física com prazer, fortalecendo sua auto-estima e autoconfiança.
O contato e aproximação dos bebês, com seus familiares, outras crianças e o professor é de extrema importância para o desenvolvimento sócio-afetivo nesta fase, já que o controle emocional é basicamente formado aos dois anos de idade
Pesquisas recentes confirmam que crianças iniciadas precocemente na natação têm um rendimento escolar melhor na alfabetização.
Existe alguma contra-indicação?
É sempre bom buscar orientação de seu pediatra antes de iniciar qualquer atividade. Alguns pediatras indicam iniciar a natação a partir do 6° mês de vida, outros no entanto preferem esperar o primeiro aninho.
A natação apresenta algumas contra-indicações, mas na maioria dos casos são passageiras, como gripes e inflamações. No caso de crianças com rinite (reação inflamatória da membrana mucosa nasal) há divergência de opiniões médicas. Alguns indicam a natação e outros não aconselham. Outro problema comum em bebês é a alergia ao cloro, portanto fique atenta, pois para bebês o indicado é que a manutenção das piscinas seja feita com cloro orgânico ou sal no tratamento das piscinas, o que evita reações alérgicas.
Não se esqueça: É importante que você procure uma escola de confiança, com professores capacitados e uma equipe devidamente treinada.
Texto baseado em pesquisa realizada pelo Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Educação Física/Monitoria UFPB
*Nas fotos Elisa aparece com a tia Carol enquanto a mamãe aqui bancava a fotógrafa
6 comments
Natação é uma delicia!!
Oi! Acabei de criar meu blog, fiz para total dedicação da minha Jú. Estou te seguindo, passa la?!
http://minhapequenaju.blogspot.com.br/
Natação faz um bem gigante p/ os bebês. A minha pequena faz aulas na escola e adora! Ótimo post! bjs Camila Vaz #recantocomenta
Amiga eu também sou dessa opinião , é o melhor exercício !! A minha filha também fez por muitos anos e nunca tive queixas , só ponto positivos.
Super bjs
O meu filhote entrou na natação aos 5 meses (idade mínima para a academia, e naturalmente a liberação da nossa pediatra). Amamos muito a prática, só traz benefícios para eles, e sem dúvidas algo mais, que é no meio de uma rotina de pais que trabalham, temos a nossa folga semanal de 45 minutos com o nosso filhote duas vezes por semana (um dia para o pai, outro para a mamãe!). Nós amamos!
[…] Leia também: Os benefícios da natação para bebês […]