Então chegou o grande dia! O primeiro dia de aula na escola da Elisa!
Confesso que fiquei muito mais ansiosa do que minha pequena. A manhã aqui em casa foi comprida até chegar a hora de ir. Elisa estava animada. Logo após o banho, me apressou para imos logo e assim fizemos.
Registrando o primeiro dia de aula
Chegando lá Elisa entrou sorridente puxando sua mochila de rodinhas. Como assim? Já no primeiro dia de aula? Fiquei feliz e surpresa com sua reação!
De longe avistou o parquinho e queria ir direto para lá. Depois a convenci de ir para a salinha com a condição de que eu ficaria por perto. Elisa se assustou ao ver algumas crianças chorando e logo veio para a barra da minha saia (“mamãe cadê você?”) com cara de choro umas duas ou três vezes. Me ver fazia ela entender que não estava ali sozinha e isso foi muito bom neste primeiro dia. Fiquei esperando ela se sentir mais segura e aos poucos fui me distanciando para observar de longe.
Elisa está no maternal 1, numa salinha com crianças que vão de 1 ano e 7 meses à 2 anos e meio. É normal que os pequeninos estranhem nos primeiros dias. A salinha ao lado da dela é do maternal 2. Incomodada com o chororô inicial ela tratou de ir para a sala ao lado onde as crianças se preparavam para ir ao parquinho. Auxiliada pela monitora da escola, passou boa parte do tempo brincando com as crianças maiores. Trombou com um coleguinha, chorou, ganhou um colinho da tia e tudo ficou bem. Quando acabou a hora do parque dessa turminha, ela voltou por conta própria para sua salinha.
Lanchou bonitinha, sentadinha, como nunca faz em casa! Filho longe de mãe é outra coisa! Comeu pão, biscoito e tomou vitamina. Pediu água, pediu para ser levada ao banheiro e foi numa boa com a monitora da classe, que aliás é uma gracinha. Depois foi para o parque novamente, agora com sua turma. Nesse momento senti que ela estava tranquila e resolvi sair para fazer supermercado com o rabichinho que me sobrou!
Passei uma hora e vinte minutos longe da escola, olhando para o celular a todo instante e nada de ninguém me ligar. Sinal que estava tudo bem! Acho que nunca fiz uma compra tão rápida na minha vida!!!
A gente se surpreende!
Quando voltei, Elisa brincava com os amiguinhos em sua salinha. Não permiti que ela me visse, mas isso, nessa altura do campeonato, nem fazia diferença pra ela. Ela estava bem tranquila! Na hora da janta, minha menininha se sentou à mesa na cantina com os amiguinhos. Comeu tudo e comeu sozinha, recusou ajuda da professora.. Parecia uma mocinha. Eu, de longe, olhava incrédula para minha pequena que havia crescido extraordinariamente sem eu sequer perceber.
Resolvi chegar mais perto para tirar umas fotos e fui descoberta! Seu sorriso me desmontou! “Mamãe que bom que você tá aqui!”. Sentei com ela na mesinha enquanto ela comia e se deliciava em me contar tudo o que havia feito. “Fiquei feliz, mamãe!!”.
Na saída se despediu com beijos espontâneos em todas as tias, monitoras e funcionárias da escola! Fiquei encantada! Entramos no carro com a adrenalina da minha bichinha a mil por hora, ligamos para o papai e ela tratou de contar todas as novidades. Depois foi baixando o farolzinho, mas não chegou a dormir. Eu pensei que ela fosse ficar chatinha por causa do sono, mas não! Em casa tomou um banho demorado com direito à vários brinquedos no banheiro, fez um lanche, assistiu um desenho e dormiu o sono dos anjos as 20:20, para acordar somente as 8:10 do outro dia.
A adaptação
Hoje, foi seu segundo dia na escolinha, ela nem esperou eu descer o Igor do carro. Pegou sua mochilinha, sua bonequinha e foi entrando, já sabia o caminho de sua salinha, entregou a mochila para a tia e foi brincar. Não olhou para trás, nem se despediu de mim. Esperei vinte minutos para ver se ficaria bem e graças a Deus ela ficou mais uma vez… Tomei coragem e fui embora com meu rabichinho número 3 e a sensação de estar faltando algo!
A adaptação na escola varia muito de criança para criança e temos que ter em mente que vivemos um dia de cada vez. Ainda não posso cantar a glória de que ela está “mega adaptada”. Vou sentindo o clima, transmitindo segurança e respeitando os limites de minha pequena. Agora, o que me resta é me adaptar… A tarde ficou meio vazia sem meu furacãozinho, mas sei que ela está bem, feliz e que aproveitará muito essa nova fase.
Vou contando para vocês essa evolução!
Leia também
Volta às aulas… Graças a Deus! Encarando o primeiro dia de aula!

2 comments
Ai que linda, como crescem e a gente nem percebe né? Por aqui a adaptação foi mega tranquila (na verdade uma readaptação) Sophia mudou de uma escola pequenininha onde todas as tias a conheciam e passou pra uma escola maior, com 5 alunos a mais na sala, mas ficou super empolgada quando começou a ouvir a tia dando boas vindas em ingles e voltou pra casa cantarolando e super empolgada… Tbm estou respeitando o tempo dela, e torcendo pra que esteja mega adaptada a esse novo ciclo da vida da minha pequena grande mocinha de 3a4m… já meu rabichinho nº2 esta em casa, mas a gente sente falta delas ne?? Na verdade quem precisa se adaptar somos nós rs bjs e boa sorte!!Elisa esta linda e como cresceu né!!
O primeiro dia de aula da Bia, na primeira vez que ela foi para a creche, foi horrível. Eu lembro até hoje como eu me sentia a mãe mais cruel do mundo hahahaha
Mas é tão fofo né? <3
Beijo
http://www.parabeatriz.com