No Natal, é costume almoçarmos com a família do papai que mora em São Paulo e dessa vez seria ainda mais especial, pois seria a primeira viagem de Elisa.
Depois de ponderarmos algumas situações, optamos por viajar de carro para conseguirmos levar tudo o que precisávamos e a noite para aproveitar o soninho da pequena, evitar o sol batendo, o ar condicionado em excesso, enfim…
Confesso que passei a semana toda pensando em como seria essa nossa aventura. Ansiedade da mamãe aqui nas alturas. E se ela chorar? E se ficar irritada na cadeirinha por muito tempo? E se quiser mamar? E se fizer um cocozão daqueles? E se… E se… E se??
Fiz uma listinha nada básica, que ia desde termômetro a berço desmontável, para não esquecer nada. E ainda assim consegui esquecer a babá eletrônica, .
Filminhos e brinquedinhos para distrair, tylenol, fralda de pano, descartável, pano de boca, manta, meia, roupa de frio, roupa de calor, travesseiro, álcool, trocador e até as tais chupetas que a dona Elisa nem usa… Um aparato de coisas à mão para que a viagem pudesse seguir da melhor forma possível.
Chegou a hora, amamentei a pequena, malas no carro, beijos em todos, oração feita, pé na estrada!
Elisa mal entrou no carro e dormiu. Apagou! Estrada tranquila. Viagem gostosa. Acordou faltando apenas uma hora para nossa chegada. Paramos num posto, tirei-a do bebê conforto e deixei espreguiçar e se esticar a vontade no travesseiro em cima do meu colo. Preferi não sair do carro com ela. Mamou, foi para o colo do papai para arrotar, depois se esticou mais um pouquinho, fez cocô (o que normalmente não acontece à noite), troquei no assento do carro mesmo, não me animei a conhecer o fraldário do posto e assim ficou tudo certo para seguimos nossa viagem. Cinco minutos de carro em movimento e lá estava nossa menina dormindo um soninho delícia novamente.
Graças a Deus nossa viagem não poderia ter sido melhor!
**Dicas para viajar com seu bebê:
1. A primeira e mais fundamental das dicas: cuide da segurança do seu filho. Não pense, nem por um segundo, em viajar com seu filho no colo, mesmo que seja no banco traseiro. Use a cadeirinha apropriada para isso. Não se arrisque. Se a criança ainda mama no peito, não caia na tentação de amamentar com o carro em movimento: Pare num posto para amamentar. E cuide também de desativar a abertura das travas das portas traseiras.
2. Providencie distrações para seu bebê. Leve os brinquedos preferidos. Os biscoitos também são ótimos passatempos, as crianças ficam entretidas com a comilança.
3. Mantenha à mão uma sacolinha com roupas, fraldas e mamadeiras para o seu bebê.
4. Deixe separada e em local de fácil acesso uma muda de roupa para você também. Acidentes acontecem e, com certeza, você não vai querer continuar a viagem com resquícios de fezes ou vômitos na sua roupa.
5. Lembre-se que muitas crianças enjoam no carro, então evite dar muita comida antes da viagem, até porque você já dará uns biscoitinhos mágicos para distrair seu bebê. Diminua um pouco a quantidade de leite que você costuma dar na mamada anterior ao início da viagem.
6. Mesmo que o seu filho não tenha o hábito de usar chupetas, não deixe de levá-las. Pode ser que justamente naquele momento, ela seja a única solução.
7. Verifique as condições de trânsito ANTES de sair de casa. Opte por viajar em horários mais vazios e com menos sol e calor.
8. Leve saquinhos, panos e/ou lenços umedecidos para diminuir o estrago de um vômito.
9. Quando parar o carro não se esqueça de tirar seu bebê da cadeirinha para ele se esticar também.
10. Por último, e esta dica eu sei que nem sempre é possível acatar, não planeje viagens de mais de 3 horas se o seu bebê ainda não alcançou dois anos. Se por acaso o destino for mais longe do que isso, opte, então, por fragmentar a viagem. Lembre-se que nesta fase, a prioridade não é sua e ter pressa para chegar no destino não é o melhor para o seu filho.
2 comments
o Theo também dorme assim que colocamos o pe na estrada…para chegar na casa dos avós aqui em Minas são 3 horas de ronco total…e para voltar ele acorda sempre na garagem do prédio…..acho que temos sorte viu!!! e minha viagem sempre procuro separar as coisas uma semana antes….pois com bebe temos que carregar nossa casa…..kkkkk bjus
Viajar com um bebê é uma aventura mesmo…. já viajamos várias vezes com a Luisa… como adoramos viajar, já estamos preparando a pequena! hehehe…
Feliz ano novo para vc e sua família.
Ich, Hausfrau
http://www.ich-hausfrau.com.br