Menino e menina dividindo o mesmo quarto: sim ou não?
Quando engravidei do Igor ouvi um milhão de vezes a pergunta: “E como você vai fazer com o quartinho dele?”,
ou ainda “Não coloca no mesmo quarto não que você vai ter o maior trabalho… Um chora e acorda o outro”, ou pior “Você vai precisar mudar para um lugar maior”, e por aí vai… Aquela boa ajuda só que não que todos tentam te dar sem você pedir!
Juntos! Mas cada um com seu cantinho!
Igor passou os primeiros meses dormindo no meu quarto em um moisés e só agora foi para o seu bercinho ao lado da irmã. Essa coisa do trabalho é bem relativa. Tem noite que o choro do Igor acorda a Elisa, tem noite que não. As vezes ela chora no meio da noite e nem sempre ele acorda. Sinto que Elisa adora ter o irmão pertinho dela. E tenho comigo que esse compartilhar do mesmo ambiente será muito saudável para eles por um bom tempo. Acredito que a necessidade de privacidade surgirá com o passar dos anos.
Nessa questão não existe certo e errado. Existem experiências que são diferentes de acordo com cada família, cada criança.
Particularmente, eu consigo enxergar apenas os pontos positivos, a não ser que a diferença de idade entre os irmãos seja muito grande. Eu nunca colocaria nenhum dos dois dividindo quarto com o Bê, por exemplo (15 anos de diferença). É outra fase, totalmente diferente e isso precisa ser respeitado.
O que eles ganham dividindo o mesmo quarto?
- fortalecimento do vínculo afetivo
- aprendem desde cedo a compartilhar
- aprendem a conciliar diferenças
- aprendem a respeitar o espaço um do outro
- teoricamente a bagunça fica concentrada num só lugar
***Clique na imagem para ver de onde elas foram retiradas

3 comments
Aqui em casa eles dormem no mesmo quarto desde o 3o mês do Ivo. E é a mesma coisa…as vezes acorda o irmão, as vezes não…sem explicação! E se fosse menina estaria lá também! Quando fiz o primeiro quarto não sabia que sexo era! Então o quarto já nasceu unisex! Ótimas lembranças por aqui também de ter a irmã no mesmo quarto!
Meu irmão é apenas 10 meses mais novo que eu. E quando éramos crianças dormíamos no mesmo quarto e, muitas vezes, na mesma cama… Era um aconchego só!!!! Acho que isso fortalece sim o vínculo e é muito bom. Só fomos para quartos separados na adolescência! Porque aí tudo muda mesmo…
Jaqueline Lima
http://deliciasdeumamaemoderna.blogspot.com.br/
boa sabrina concordo com tudo o que vc disse tbm dormir durante 15 anos com meus irmãos e sempre foi muito engraçado mais com muito respeito tbm … mandou bem