Eu tive piolhos algumas vezes quando pequena. Era algo meio que comum, sei lá.. Pra mim, naquela época era uma coisa que toda criança tinha. Morávamos num prédio cheio de crianças e quando um pegava a turminha toda pegava e o negócio ia se alastrando até as escolas. Lembro da minha mãe lavando a cabeça da gente com um shampoo fedido para piolhos e passando o tal do pente fino que eu tinha pavor!!!
Aqui em casa ainda não passei por nenhum surto de piolhos com meus filhos, o mais velho está com 21 anos e nunca teve, os pequenos também ainda não tiveram a infelicidade, graças a Deus! Porque ô coisinha chata é o tal do piolho não é mesmo? E mesmo que esse bichinho ainda não tenha chegado até a sua casa, é bom saber como tratar e o que fazer caso ele apareça atormentando as cabecinhas por ai.
Mas o que é o piolho?
Piolho é um inseto (credo!!!) que se alimenta de sangue humano e vive no couro cabeludo das pessoas. Ele pode ser transmitido facilmente de um individuo para outro de forma direta, através do contato próximo, ou mesmo por meio do compartilhamento de objetos (como escovas de cabelo e pentes – acessórios) e roupas. Em casos menos comuns podem ser encontrados nas sobrancelhas, cílios e pelos pubianos.
Os piolhos se proliferam facilmente causando infestações conhecidas como pediculose. A picada do piolho causa coceira e dermatose (manifestações alérgicas).
Ao contrário do que se pensa (e do que eu pensava), piolhos e lêndeas (que são os ovos dos piolhos) não estão relacionados com falta de higiene. Ter piolho não é sinal de má higiene capilar. O fato dos cabelos do seu filhos estarem sempre bem lavadinhos não diminui o risco dos mesmos serem acometidos por piolhos.
Sintomas
Muitas vezes os casos de piolhos e lêndeas passam desapercebidos por serem assintomáticos. Nem todo mundo que tem piolho tem coceira na cabeça, acredite! Há casos de crianças que tem a cabeça infestada de piolho e não se queixam de absolutamente nada!
Porém um sintoma comum é a coceira na cabeça, já que o piolho se alimenta de sangue e sua picada pode provocar irritação. Alguns casos são tão intensos que a criança tem dificuldade em dormir; Outras coçam tanto que chegam a ferir a pele.
Como matar os piolhos?
Em primeiro lugar certifique-se de que realmente é piolho. Inspecione a cabecinha de seu filho. Divida o cabelo em várias partes com um pente e observe. Um ótimo aliado nessa busca é o pente fino. O piolho é muito pequeninho e as vezes é difícil de ser notado. As lêndeas são os ovinhos do piolho, são clarinhas e ficam grudadas aos fios.
Existem maneiras caseiras de se matar os piolhos e lêndeas, bem como opções da indústria farmacêutica – shampoos, loções e cremes. E como os piolhos são insetos, geralmente esses produtos são a base de inseticidas. O uso desses produtos deve ser indicado pelo pediatra.
Outras opções para eliminar os piolhos e as lêndeas são lavar o cabelo com chá forte de arruda ou usar o spray de citronela, álcool canforado ou até mesmo os óleos essenciais de melaleuca, anis ou ilangue-ilangue. Estes remédios caseiros são ótimos para usar em crianças porque não são tóxicos e além de combater também ajuda a prevenir a infestação, caso um irmão ou amigo de escola esteja com piolhos. Ao usar qualquer uma dessas opções deixe pelo menos por duas horas em todo o cabelo e couro cabeludo da criança. Dessa forma os piolhos morrem “sufocados” já que os produtos impedem a absorção de oxigênio dos insetos.
Saiba que a eficácia desses métodos caseiros não é comprovada e que o uso impróprio de certos produtos pode causar danos ao couro cabeludo.
Após o tratamento é preciso retirar os piolhos e lêndeas da cabeça de sua criança, já que eles não desgrudam sozinhos. Use o pente fino pelo menos 4 vezes por dia nesse processo.
Mas atenção:
Ao eliminar os piolhinhos retirados da cabeça, não os jogue em qualquer lugar. Jogue na privada ou guarde em um vidrinho com álcool. Podem servir para educar pessoas que não conhecem bem os piolhos.
* Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.
* Limpe bem as escovas e pentes usados para retirar os piolhos, e deixe-os separados das demais pessoas da casa.
* Nunca use produtos que não sejam de farmácia. Alguns criminosos vendem por aí ‘misturinhas’ de inseticidas agrícolas com xampu. Isso é veneno!
Afaste sua criança da creche ou da escola. Trate o quanto antes e Informe a escola e as mães dos colegas.
Outros posts que podem lhe interessar A cor do cocô do bebê; o que ela pode indicar? O que as cores do catarro podem indicar