Você sabia que os bebês devem ser ensinados a dormir e que existem vários fatores relacionados ao sono dos bebês que podem ser grandes aliados?
Eu mesma tive muita dificuldade de desenvolver uma Rotina do Sono por aqui quem dera ter tido auxilio de uma profissional naquela época!!
Quer saber mais?
Veja o que diz nossa colunista Larissa Pignata – Especialista do Sono Infantil
“Com a palavra o especialista”…
Entendendo o sono dos bebês e os hormônios relacionados a ele
Dormir é uma necessidade vital, é um comportamento a ser aprendido pelos bebês, assim como andar, comer e falar. Porém, por mais que digamos que é só fechar os olhos e dormir, para os bebês não é tão simples assim.
Tem fatores ambientais, hormonais e emocionais envolvidos nisso. Hoje vamos falar dos 4 principais hormônios que estão relacionados com o sono dos bebês.
Hormônios de Crescimento – GH
Ele é liberado 90% liberado durante a infância, em sono profundo. É responsável não só pelo crescimento da criança, ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e fragilidade de ossos, dando mais disposição.
É o principal motivo que cuidar do sono é cuidar da saúde do seu filho, para que ele se desenvolva melhor, cresça afinal ninguém vive no mundo de Peter pan.
Melatonina
É um neuro-hormônio relacionado à regulação do sono, produzido por uma pequena glândula que fica atrás dos olhos, chamada glândula pineal. Essa glândula não é bem desenvolvida em bebês e isso faz com que a melatonina seja fabricada de forma muito irregular.
Por volta das 19h/20h, temos um pico de produção de melatonina, esse é o horário em que é mais fácil a criança dormir. Mais fácil do que as 22:00, quando se tem um aumento na produção da adrenalina e isso faz com que os bebês tenham sono agitado, podendo ter vários despertares na noite ou se mexer muito no berço impactando na qualidade de sono. Comer uma refeição rica em carboidratos, tomar um banho quente também pode aumentar a secreção de melatonina e favorecer o sono. Ela inicia seu processo de secreção entre 20 min a 1 hora de sono.
Leptina e Grelina
As noites mal dormidas diminuem a liberação do hormônio Leptina, esse hormônio tem como uma de suas funções proporcionar sensação de saciedade, o seja, bebê que se alimenta bem dorme bem e o contrário também é verdade. Por isso sempre dizemos que alimentação e sono estão diretamente relacionados. E ela é a apenas secretada durante o sono profundo. Por isso, quem dorme mal sente mais fome.
Já os bebês que acordam muitas vezes para mamar estão tendo um aumento na produção da Grelina, que é o hormônio da fome.
Vamos imaginar o seguinte, você fará uma viagem de 3 horas de duração, por exemplo, de Ribeirão Preto a São Paulo, se o tanque de combustível do seu estiver pela metade deverá que parar em Campinas para abastecer e seguir viagem, se o tanque estiver cheio consigo ir direto até meu destino. Se imaginarmos que o estomago do bebê é o tanque de combustível dele, e ele estiver bem alimentado ele conseguirá dormir melhor, devido ao aumento da produção de leptina e a diminuição da produção da Grelina, fazendo com que ele tenha menos fome ao longo da noite.
O estomago é um músculo que funciona como uma espécie de sanfona, ele vai dilatando conforme vamos comendo, se o bebê já passou da fase de se alimentar a cada 2/3 horas durante a noite e continua fazendo, é necessário ficar atento para evitar problemas de obesidade no futuro.
Vale lembrar que, não significa que dar leite artificial melhora o sono do bebê ou que dar a famosa mamadeira da meia noite ou da madrugada, fará com ele durma melhor.
Muitos bebês que tomam leite materno consegue prolongar suas noites de sono da mesma forma. A diferença da fórmula é como se você fosse dormir depois de comer dois pratos de feijoada, você até dorme, mas não com qualidade e nem garante sono restaurador.
Entender sobre os hormônios relacionados ao sono do bebê é como conhecermos nossos aliados, existem outros fatores que falaremos em outros textos que também pode interferir no sono do seu filho e fazer com que você também tenha noites de sono melhores.
Até o próximo,
Grande beijo
Para contato:
larissa@vidanoventre.com
16 996055333