Picada de abelha dói e dói muito! Mas dói mais ainda quando é um filho nosso que leva a ferroada… Aí dói na alma da gente. Mas e aí o que fazer?
Quando as abelhas nos picam, injetam veneno através do seu ferrão na nossa pele. A maioria das pessoas, tem apenas uma reação local à picada de abelha. É normal a pele ficar avermelhada no local da picada e em volta. Também é normal inchar e coçar e a dor pode persistir em até uma semana.
Eu não sei o que acontece mas parece que algumas pessoas tem mais propensão a levar picadas do que outras. Eu nunca havia passado por uma situação de um filho meu ser picado nem com o Bê e nem com a Elisa, em compensação Igor já foi ferroado duas vezes.
A primeira foi sem dúvida a pior de todas. Meu pequeno havia acabado de aprender a andar, estávamos na cozinha enquanto eu organizava o almoço e ele brincava próximo a área de serviço. De repente ele deu um choro estridente e eu logo corri em sua direção para ver o que era. Ele balançava freneticamente as mãos e mantinha uma de suas mãozinhas fechadas. Abri a mão dele achando que ele tinha prendido o dedinho em algo e para minha supresa havia uma abelha esmagada na palma de sua mão.
Eu moro no décimo andar e nunca entendi como, mas já vi algumas abelhas entrando na minha janela. Creio que essa estava próxima do Igor e curioso ele a pegou levando instantaneamente a picada. Foi por instinto que puxei imediatamente o ferrão e tentei acalma-lo. Naquele momento só passava uma coisa em minha cabeça: o medo dele ser alérgico e desenvolver alguma reação perigosa. Já ouvi casos horríveis sobre gente que perde o ar, pois fecha a glote, dentre outros… e o tal do bicho mãe só pensa bobagem não é mesmo?
Corri no freezer e peguei uma pedrinha de gelo, hábito rotineiro aqui em casa quando as crianças se machucam e com meu pequeno no colo aos berros entrei na internet pelo celular mesmo para ver o que eu poderia fazer para ajudá-lo.
O que fazer em caso de picada de abelha
Retire o ferrão – Tente agir com rapidez para fazer com que ele pare de espalhar veneno na pele.
Ministre ibuprofeno ou paracetamol para aliviar a dor de acordo com o peso e idade da criança.
Aplique gelo ou compressas frias na área, para reduzir a inflamação.
Lave bem o local da picada com água e sabão.
Quando devo procurar o médico?
Fique atenta aos sintomas que indicam reações alérgicas:
- Dificuldade em respirar
- Urticárias que aparecem como erupção, prurido vermelho e se espalham para outras áreas além da picada
- Inchaço dos tecidos da garganta, rosto ou boca
- Respiração ofegante ou dificuldade em engolir
- Inquietação e ansiedade
- Pulso rápido
- Tontura ou uma queda repentina na pressão sanguínea
- Os sintomas podem incluir também vômitos, náuseas ou diarreia
Se os sintomas estiverem presentes, procure atendimento médico imediatamente. Um anti-histamínico anti-alérgico deve ser ministrado o mais rápido possível.
Por que picada de abelha dói tanto?
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno. Se a pessoa não for alérgica, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver a melitina, causando uma maior vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas geralmente não apresenta maior gravidade.
Outros textos que podem te interessar:
Exantema Súbito – Vulgo ROSÉOLA!!!