Não conheço quem não ame uma redonda! Aqui em casa é sucesso e domingo a noite não pode faltar pizza! Como bons descendentes de italianos que somos, tanto eu, quanto meu esposo, preferimos pizza de massa fina e crocante. Encontrei na internet uma receita de massa de pizza super fácil e simplesmente deliciosa! Eu já havia experimentado outras receitas, mas essa indiscutivelmente é a melhor!
Ahhh… as crianças adoram e é uma super dica de atividade para fazer junto com os pequenos!
Receita de massa de pizza
1 copo (requeijão) de água morna
60 ml de azeite
1 tablete de fermento biológico de 15 gr
1 colher (café) de sal
500 gr de farinha de trigo (já usei farinha de trigo integral e mix de farinhas sem glúten e também deu super certo)
Modo de preparo
Misture o fermento e o sal e amasse com um garfo até fazer um caldo. Numa bacia despeje a farinha de trigo e por cima a água morna e a mistura do sal com o fermento. Sove até ficar homogênea e macia.
O ponto é quando a massa desgruda da mão, mas continua macia. Deixe a massa descansar por 30 minutos coberta com pano seco, você verá que ela vai crescer.
Corte em 4 pedaços e faça uma bola com cada um. Depois vá abrindo a massa com um rolo (quando eu não tinha o rolinho próprio eu usava uma garrafa de vinho lavada e esterilizada) , numa superfície enfarinhada (pode ser na mesa ou na própria bancada da pia), virando de lado e passando o rolinho até ela ficar na espessura que você deseja.
Leve para assar no forno à 180ºC, apenas a massa, até corar. Recheie com os ingredientes de sua preferência, e volte ao forno agora à 220º até derreter o queijo.
Bom, agora que você já tem a receita de massa de pizza, vou dar algumas sugestões de recheios! Eu gosto muito de inventar e minhas preferidas são de queijo com alho poró, frango com catupiry e uma mistura de portuguesa com calabresa! Opções não faltam, basta usar a criatividade!
5 Dicas de recheios de para sua pizza:
1. Marguerita: molho de tomate, muçarela, rodelas de tomate, manjericão e azeite.
2. Portuguesa: molho de tomate, muçarela, calabresa, tomates, rodelas de ovo cozido, cebolas e azeitonas pretas.
3. Calabresa: molho de tomate, muçarela, calabresa, cebola e parmesão.
4. Frango: molho de tomate, queijo muçarela, milho verde, frango desfiado (já preparado) pimentão, azeitonas e orégano.
5. Presunto e queijo: presunto e queijo muçarela são dois ingredientes que fazem uma combinação muito querida. Você também pode acrescentar ao seu recheio tomate seco e manjericão, além de temperos.
Curiosidade: Você sabe como surgiu a pizza?
A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles. Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos (sempre eles), ao término da 2ª Guerra Mundial.
Cerca de 1 milhão de pizzas são consumidas por dia só na cidade de São Paulo
Fonte: Mundo Estranho
Veja outras receitas facéis que fazem sucesso aqui em casa: