Dicas simples para otimizar o seu dia e seus afazeres domésticos. Rotina para a casa, tempo para você ! Confira!
O dia tem 24 horas, certo?
Só que às vezes a gente chega ao final do dia desejando que, ao invés de 24 horas, o nosso dia pudesse ter umas horinhas a mais para poder dar conta de tanta coisa para fazer.
Principalmente quando falamos sobre atividade doméstica. Tá aí uma coisa que não acaba nunca. A gente faz uma coisa aqui e já tem outra acolá esperando para ser feita.
Sério… se a gente for parar pra pensar, serviço de casa não tem fim mesmo, mas se a gente se organizar certinho dá tempo para fazer a limpeza do dia e ainda sobrar um tempinho para fazer o que a gente gosta.
Quando algumas pessoas ouvem a palavra ‘rotina’ já fica com cabelo em pé, mas veja isso como sua aliada e não como uma inimiga. Para manter uma rotina de limpeza e organização da sua casa não é difícil. No início, pode ser um pouco complicado, mas depois que as coisas entram nos eixos, tudo fica mais fácil e flui melhor.
Por que no início é tudo mais difícil?
Tudo o que se precisa fazer é dar o primeiro passo.
No início, fica complicado se adaptar a uma rotina, porque há tem muita coisa para fazer. Só que você não precisa fazer tudo de uma vez só.
Senta aí na cadeira, pega uma caneta e papel. Veja a sua casa, analise o seu dia-a-dia e escreve tudo o que precisa ser feito. Lavar roupa, tirar pó dos móveis, passar pano úmido no chão, passar roupa, limpar o banheiro, armários, enfim…
Depois de tudo no papel, vai separando o que precisa ser feito todo dia, o que precisa ser feito semanalmente e o que o pode ser feito em um espaço maior de tempo.
Aos poucos, vai adaptando esses afazeres ao seu dia-a-dia e remodelando o cronograma, se necessário, para que o trabalho doméstico não seja tão cansativo e tome muito do seu tempo.
O ideal é envolver a família nesse processo. Não precisa exigir muito. Só de não deixar as coisas fora do lugar para que você não tenha que juntar tudo depois, já economiza grande parte do trabalho e do seu tempo.
Por exemplo: marido chegou em casa? Nada de deixar o sapato jogado no meio da sala. Não vai cair a mão dele se fizer um pouco mais de esforço e deixar o sapato no local apropriado.
Filhos chegaram da escola? Incentive-os a guardarem as mochilas, os agasalhos. Se todo mundo fizer um pouquinho sobra mais tempo para a família toda.
Leia também Minha filha pode ser o que ela quiser, inclusive dona de casa!
E por que isso dá certo?
Depois que você conseguiu adaptar uma rotina para a sua casa, até mesmo o serviço diminui, sabia?
Porque fazendo as coisas com frequência, a tendência é gastar menos tempo para fazer novamente a mesma tarefa da próxima vez. Isso porque o que será feito não estará tão sujo. Por exemplo, se você pega a prática de higienizar e limpar os armários da cozinha com frequência, da próxima vez que for limpar, não precisa gastar tanto tempo e fazer tanto esforço.
Sentiu a pegada da coisa?

Raquel Obst
Lembre-se: você é a dona do seu tempo e a dona da sua casa. Torne-a um lugar agradável para você e sua família.
Beijo carinhoso
Raquel Obst
Autora do Blog Eu, dona de casa. Formada em letras, casada e mãe da Luisa e da Lais, Raquel tomou a decisão de investir no bem estar de sua família. Se tornou mãe, esposa e dona de casa em tempo integral, com muito orgulho